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 Cervas da Europa

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MensagemAssunto: Cervas da Europa   Cervas da Europa EmptyQui Mar 25, 2010 10:42 am

Um ótimo blog q eu acompanho, o Sedentário & Hiperativo, está fazendo um ótimo post semanal sobre a história das cervejas da europa. Achei legal para iluminar a cabeça desses bebuns de plantão daqui...XDD

Aqui estão os posts das duas primeiras semanas... pode deixar q eu vou atualizando para vcs... Espero q gostem!


Parte I: Stella Artois

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A maioria das religiões cristãs não aceita muito bem a ingestão de bebidas alcoólicas. Apesar disso, o consumo de álcool sempre esteve ligado ao Cristianismo, em especial o do álcool contido no vinho. O primeiro milagre realizado por Jesus? Transformar água em vinho. O que se bebe durante o ritual da Eucaristia? Vinho. A Bíblia nunca citou a cerveja. Mesmo assim, a Igreja Católica tem sim suas ligações com as brejas, incluindo com uma das mais famosas delas, a excelente Stella Artois.

Como isso aconteceu? Voltemos ao longínquo século XIV, na cidade de Leuven, atual Bélgica. Por aquelas bandas desde 1366 já existia uma pequena cervejaria chamada Den Horen, pioneira na fabricação de cerveja em Leuven. Não era nada demais, apenas uma pequena fábrica que abastecia os botecos locais. No entanto, tudo começou a mudar alguns anos depois quando o Duque de Brabant resolveu mandar uma carta para o Papa Martinho V. O Duque, conhecido também como João IV, era um grande estudioso e por isso via na educação uma ótima maneira de desenvolver seu país.

Por ser Leuven uma cidade próspera, João IV decidiu pedir ao Papa Martinho V que construísse uma universidade ali. Sendo assim, em 1425 surgiu a Universidade Católica de Leuven, a mais antiga instituição de ensino desse tipo do mundo. A cidadezinha belga logo se tornou o centro intelectual da região. Muitos estudantes vinham de toda Europa para aprender ali. E quem já foi estudante sabe, a maioria deles gosta de tomar uma cervejinha, não é verdade?

Com a clientela em franca expansão, a Den Horen vendia litros e litros do maravilhoso líquido embriagante. Porém, ainda faltava algo. As cervejas da época não eram lá essas coisas. O objetivo era só mesmo intoxicar ao máximo o consumidor, a idéia era ficar bêbado e só, pouca atenção ao sabor. A mudança começou com um homem chamado Sebastian Artois. Tendo estudado na Universidade Católica de Leuven e mais tarde se tornado mestre cervejeiro, em 1708 ele entra na Den Horen. Suas primeiras ações foram no intuito de melhorar o gosto da bebida, tornando-a mais clara, leve e saborosa. As mexidas de Artois na fórmula deram tão certo que cerca de uma década depois ele já era o dono da Den Horen.

Em 1717 a fábrica tem o nome mudado para Cervejaria Artois. Até aí, nada de Stellas ainda. Porém, a filosofia de melhorar o produto continuou nas gerações posteriores a Sebastian. A exclusividade no sabor tinha se tornado uma obsessão para a empresa. O ponto culminante desse processo ocorreu em 1926, quando a companhia decidiu fazer uma cerveja especial para comemorar o Natal daquele ano.

Seria uma edição única, algo inédito. Até então a fábrica produzia uma ótima cerveja, mas em grandes quantidades. Essa seria diferente: uma bebida ímpar, fabricada sem exagero, voltada para uma data específica. A cerveja foi batizada de Stella (estrela em latim), referência à estrela que guiou os três reis magos no dia do nascimento de Jesus. Alguma dúvida de que foi o maior sucesso?

É claro que o passo seguinte foi fabricar a esplêndida Stella não só no Natal, mas o ano todo. Rapidamente a cerveja ganhou fama e tornou-se o carro chefe da cervejaria Artois. Inteligentemente, eles continuaram a bater na tecla da exclusividade, algo que para ter sucesso está sempre associado a boa propaganda. Por isso as publicidades da Stella sempre exageram sobre o fato de seu produto ser especial. Mas exageram mesmo! Um exemplo é essa propaganda:



Você trocaria tudo por uma Stella! Essa é a proposta, a qual fica mais clara ainda no mais famoso slogan da marca: Reassuringly Expensive. A tradução não é simples, seria algo como “reconfortantemente cara”. É como dizer “olha, eu não me importo que é cara, o importante é que ela existe!”. Nesse outro comercial o cara entra em contato com pessoas infectadas com a peste. Ninguém chega perto dele com medo de ficar doente também. Isso até ele beber uma Stella…



Stella Artois. Para bebê-la, você até corre o risco de pegar a peste!

____________________________________



Parte 2: Heineken

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Qualidade é mais importante que boa propaganda? Boa propaganda é mais importante que qualidade? Existem exemplos dos dois casos. Certamente você deve conhecer aquele produto sem qualquer ação publicitária, mas que no entanto é conhecido por todos. Por outro lado existem também as mercadorias baseadas no puro marketing. Outro dia ouvi um senhor dizer ao neto numa pizzaria, enquanto o garoto pedia um refrigerante: menino, toma um suco. Refrigerante é uma droga. Se isso fosse bom você tomava quente e sem gás, mas não é o caso. O vovô tem razão? Tomaríamos refrigerante sem propaganda? Se pensarmos que essa indústria é uma das que mais investem em publicidade, surge a dúvida… De qualquer forma existem os casos que unem qualidade com boa propaganda. Na história da Stella Artois isso ficou bem claro e o mesmo aconteceu com a Heineken. Em 1864 no coração de Amsterdã havia uma cervejaria de nome De Hooiberg (o palheiro). Lá era produzida uma cerveja vulgarmente conhecida como “cerveja do trabalhador”. Não era uma marca, mas um conceito, uma bebida concebida para a massa.

O jovem empresário Gerard Heineken estava de olho na De Hooiberg. Com uma ajudinha financeira da sua mãe, ele planejava comprar a empresa e mudar tudo. Não queria vender para os trabalhadores. Queria vender cerveja para os cavalheiros holandeses, os donos do dinheiro. Para alcançar esse mercado ele precisava mudar a qualidade da bebida produzida pela Hooiberg. Para isso contou com a ajuda indireta do famoso cientista Louis Pasteur.

É de conhecimento comum que a cerveja é uma bebida fermentada. Em seu processo de fabricação, o qual não vou entrar em minúcias, são adicionadas leveduras ao mosto. As leveduras nada mais são que fungos que transformam em álcool os açúcares encontrados no mosto. No caso da cerveja, o mosto em geral é uma mistura de cevada, água e lúpulo. Eu disse geralmente, pois sabemos que existem cerveja feitas à partir de outros cereais.

Pois bem, e como diabos entra Pasteur nessa história? Esse cientista francês descobriu, entre tantas outras coisas, como funciona o fascinante mundo dos microorganismos. Sim, Pasteur sacou que escondido pelo seu minúsculo tamanho está um universo repleto de vírus, bactérias e fungos. Apesar de microscópicos, essas coisinhas interferem (e muito!) na vida dos humanos. Interferem para o bem e para o mal. Veja que um fungo pode lhe dar uma baita coceira no pé. Já outro serviu para fermentar aquela cerva gelada da última sexta-feira.

Ao descobrir toda essa brincadeira, Pasteur ajudou a melhorar a produção de cerveja. E se uma levedura fosse melhorada em laboratório especialmente para fermentar a cerveja? Em sua busca por qualidade, Gerard Heineken pensou exatamente nisso. Convidou então o doutor H. Elion, aluno de Pasteur, para trabalhar com ele. Pediu ao cientista que melhorasse a qualidade das leveduras usadas na fermentação. Elion passou os próximos treze anos “purificando” uma cepa de fungos específica que mais tarde ficou conhecida como a “Levedura A da Heineken”

Esse diferencial deu à cerveja deles um gosto muito característico e uma das primeiras maneiras de padronizar o sabor, mesmo produzindo a bebida em fábricas diferentes. Agora Heineken tinha nas mãos a fórmula que transformaria uma cerveja estilo “trabalhador” numa bebida de “cavalheiros”. O empresário pôs o preço lá em cima e danou a vender seu produto para os grã-finos. A nova cerveja agradou e não demorou muito para ganhar prêmios internacionais, reconhecimento de sua qualidade superior.

O mais engraçado é que até então a Heineken não fazia propaganda, uma decisão de Gerard. Ele dizia que “um bom produto é recomendado pela sua qualidade”. E só. No entanto os tempos foram mudando e seu herdeiro, Henry Heineken, notou que para transformar a empresa numa potência o marketing seria essencial. Tendo aprendido sobre cerveja na prática e estudado administração, Henry deu continuidade ao trabalho do pai, porém levando a companhia ainda mais longe. Uma de suas primeiras e mais conhecidas ações de marketing foi durante as Olimpíadas de 1928, em Amsterdã, quando um avião escreveu no céu com fumaça o nome da marca Heineken.

Já nos anos 40 o filho de Henry e neto de Gerard, Alfred Heineken, inicia a terceira geração de administradores da cervejaria. Ele concentra ainda mais os esforços em marketing e consegue ganhar dinheiro suficiente para ter novamente a maior parte das ações da firma, anteriormente compradas por outros empresários durante as crises econômicas. A linha de sucessão acabou em 1989 quando Alfred se afastou da empresa, deixando-a sob a direção de gente de fora da família. Naquela altura e até hoje a Heineken era e é a segunda maior cervejaria do planeta.

Curiosidades de Sobremesa

1 – Em janeiro último visitei Amsterdã e claro que estava louco para conhecer a Heineken Experience, o museu da empresa na capital da Holanda. É um local e tanto, mostra toda a história da companhia, fica no prédio que foi sua primeira sede, coisa de louco. Já no avião eu ia pensando nisso, pois no vôo a KLM servem Heineken aos passageiros. Eis que chego lá e deixo para visitar a tal Experience no meu último dia em Amsterdã, no final da tarde. Por pura burrice, eu me informei que funcionava até as 19:00 horas, mas não soube que as últimas entradas são vendidas só até as 17:30 horas. Cheguei lá às seis e tive que me contentar em visitar a loja de souvenirs.

2 – Provavelmente grande parte dos leitores do DM ainda está viva por causa dos estudos de Louis Pasteur. Não fosse ele desbravar o funcionamento dos microorganismos que nos causam doenças, nenhuma das vacinas que todos aqui tomaram quando criança teria sido criada.

3 – Em 1983 a Heineken e a Coca-Cola Company entraram em conjunto no mercado brasileiro lançando uma marca de cerveja bem conhecida aqui, a Kaiser.

4 – Essa quarta curiosidade de hoje é um vídeo feito pela própria Heineken, na verdade uma experiência fantástica de mídia espontânea que eles fizeram com uns caras fãs de futebol. Na final da Champions League entre Milan e Real Madrid a Heineken usou professores, chefes e namoradas para convencer um bando de fãs de futebol a ir num concerto de música clássica em vez de ver o tão esperado jogo. O caso é que eles transmitiram isso ao vivo, a agonia dos fãs tendo que agüentar música clássica na hora da partida. O resultado da manobra de marketing pode ser visto no vídeo, genial jogada da Heineken: gastou quase nada e teve um retorno midiático enorme!

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MensagemAssunto: Re: Cervas da Europa   Cervas da Europa EmptyQui Mar 25, 2010 11:32 am

Nyaah duas cervejas boas (e meio carinhas nao?) ja de começo!! \o/

Gostei delas ^_^ (êêê mal de gostar de coisa cara viu ¬¬)
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MensagemAssunto: Re: Cervas da Europa   Cervas da Europa EmptyQui Mar 25, 2010 11:34 am

Boas cervejas, mais eu tenho a impressão de que por aqui o povão msmo curte cerveja mais fraca... será uma questão do paladar, ou será o fato de que cerveja mais fraca normalmente é mais barata?
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MensagemAssunto: Re: Cervas da Europa   Cervas da Europa EmptyQui Mar 25, 2010 2:43 pm

A história da Heineken me lembrou Moyashimon.. =3

muito legal Ronin! apesar de eu não ser fã de cerveja e sim de Vodka..XD
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MensagemAssunto: Re: Cervas da Europa   Cervas da Europa EmptyQui Mar 25, 2010 2:54 pm

Diego "Jiraiya" Juraski escreveu:

muito legal Ronin! apesar de eu não ser fã de cerveja e sim de Vodka..XD

Estamos no mesmo barco Jiraiya.

Por sinal, nessa semana eu fiz uma cuba usando Absolut Ruby Red. Ficou ótimo, o gosto de grapefruit deu um toque extra bem legal.
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MensagemAssunto: Re: Cervas da Europa   Cervas da Europa EmptyQui Mar 25, 2010 6:51 pm

Vodca for the win!!!

Fui abastecer minha bugão num posto hj e vi ABSINTO pra comprar la!!! E com sabores... XDDD uhauhauhahua acho q vou so abastecer la ate criar coragem de comprar...
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MensagemAssunto: Re: Cervas da Europa   Cervas da Europa EmptyQui Mar 25, 2010 8:58 pm

Tipo, se vcs quiserem A SENHORA VODKA, pega a Absolut Vanilla. O Vodka boa, até agora não encontrei ninguém que não tenha gostado.

Uma dica legal pra comprar Absolut com preços amigaveis, é comprar no free-shop, vcs ai que tão em PG é só fazer uma viagem pra Fóz parar la na fronteira e fazer as compras no free-shop de la. Cada garrafa de Absolut ta em torno de 10, 12 dolares.
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MensagemAssunto: Re: Cervas da Europa   Cervas da Europa EmptySex Mar 26, 2010 7:55 am

Eu não gostei! o/

Temos duas em casa, o cheiro é maravilhoso, mas o gosto não me agradou non..^^"

Mas se querem vodka realmente boa, experimentem CIROC. Vodka francesa, cinco vezes destilada, feita de uva.... Simplesmente magnífica! O duro é gastar R$200 numa garrafa...^^"

ps: tb sou mais vodka...rs Mas agora quero comprar Grappa!
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MensagemAssunto: Re: Cervas da Europa   Cervas da Europa EmptySáb Mar 27, 2010 10:22 am

a elas sao muito caras prefiro um litrao msm,
melhor prefiro stock blue *__*
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MensagemAssunto: Re: Cervas da Europa   Cervas da Europa EmptyDom Mar 28, 2010 1:40 am

O tópico que era sobre as brejas, virou tópico de vodquinhas felizes, pra voltar ao ponto inicial, esses dias eu fui numa cervejaria alemã e tomei uma cerveja de trigo (weiss já é win por si só) muito saborosa. Único problema que eu vejo em cerveja de trigo é que ela pesa pra caramba no estômago.

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Oettinger \o
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MensagemAssunto: Re: Cervas da Europa   Cervas da Europa EmptyQua Abr 21, 2010 3:52 am

aew! a continuação!!! \o/

Mas parece q foi a ultima parte... i_i

bem, vamos lá:

Fonte

Parte 3: Guinness

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Depois do Grande Festival da Cerveja da Grã-Bretanha, em Londres, todos os presidentes das cervejarias decidem sair pra tomar uma. O presidente da Corona senta e diz: “Hola señor, eu gostaria de beber a melhor cerveja do mundo, a Corona”. O barman tira o pó de uma garrafa e a serve. O CEO da Budweiser diz: “Eu gostaria de beber a melhor cerveja do mundo, me dê uma ‘King Of Beers’, a Budweiser”. E o barman lhe entrega uma garrafa. O presidente da Coors então diz: “Vou beber a única cerveja feita com a puríssima água das montanhas rochosas, me dê uma Coors”. E a garrafa lhe é servida. Então o chefe da Guinness senta e diz: “Me vê uma Coca-Cola”. O barman toma um susto, mas serve o refrigerante. Os outros presidentes das cervejarias perguntam incrédulos: “Por que você não vai beber a Guinness?”, e o presidente da Guinness responde: “Bom, já que vocês não vão beber cerveja, também não vou…”.

Vejam que a piada mostra como é difícil comparar as cervejas européias com as demais. E entre todas as do Velho Continente, existe uma irlandesa que se destaca. É claro, são muitas as concorrentes. Podemos discutir eternamente sobre determinadas qualidades ou fraquezas de cada uma delas, porém nenhuma terá a aura da Guinness.

Sua história começa com um mordomo chamado Richard Guinness. Morador de Dublin, ele era funcionário do Arcebispo de Cashel (Arthur Price) e tinha como uma de suas atividades produzir cerveja para os demais empregados do patrão. Seu filho Arthur o acompanhou desde cedo em suas tarefas diárias e acabou aprendendo a arte de fazer cerveja.

Aos 34 anos decidiu ter uma cervejaria só sua. Arrendou a St. James’s Gate Brewery por 45 libras anuais usando um contrato que determinava um prazo de 9000 anos de uso do local (isso mesmo, nove mil anos!). Na década seguinte se concentrou em melhorar a qualidade da bebida e revolucionou o mercado de seu país. Se antes toda a cerveja da Irlanda era importada da Inglaterra, agora graças à Guinness os ingleses estavam tomando um produto irlandês.

Parte desse sucesso se deveu à inteligência de Guinness em escolher produzir uma cerveja de fermentação alta (Ale) no então novo estilo Porter (ou stout), uma bebida escura e de sabor mais marcante do que as populares Pilsen.

Se Arthur desenvolveu o produto e formou as bases da empresa, seus descendentes foram capazes de transformar a Guinness numa marca global. Assim como outras cervejarias, eles também apostaram na fabricação de bebidas cada vez mais refinadas e investiram pesado na expansão de seus mercados internacionais.

Parte dessa fama alcançada pela cerveja surgiu obviamente da publicidade. Em especial por um tipo de propaganda diferente, baseada na criação de fatos noticiáveis sobre a marca. Não bastava só fazer cartazes, anúncios de rádio ou comerciais para a televisão. Era preciso criar um tipo novo de informação para agregar um valor ainda maior ao produto.

Desse pensamento surgiu a idéia de passar aos consumidores a maneira adequada de consumir uma Guinness, mostrando desde a taça correta para isso até o tempo perfeito para encher um pint (acredite, 119.53 segundos!). Aliás, no afã de convencer os barmans a respeitarem o tempo correto de completar a taça, a Guinness começou uma das campanhas mais memoráveis da propaganda. Ninguém gosta de esperar muito para tomar uma, então eles tinham nas mãos um problema bem complicado de resolver. Porém, fizeram isso com grande elegância aos criar o slogan “Good things come to those who wait” (as coisas boas vêm para aqueles que esperam). Veja o caso desses caras aí, o tanto que eles esperaram:



É um simples processo de convencimento, tornar a espera algo justificado diante da promessa de estar consumindo a melhor cerveja do mundo.


Curiosidade:
Guinness World Records e cerveja Guinness, qual a ligação? Eis que Hugh Beaver, um dos diretores da empresa, estava certo dia caçando pássaros com os colegas. Começou então um debate: qual seria o pássaro mais rápido? A discussão foi tão acalorada que o pessoal decidiu consultar alguns livros, porém acabaram não achando a informação. Beaver pensou então em como seria legal ter um livro que catalogasse esses conhecimentos. Contratou dois pesquisadores e pediu que eles criassem uma lista de recordes. Surgia assim em 1955 o que mais tarde seria o maior fenômeno editorial da história.

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E de bonus no site:

5,0

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Cerveja Alemã - Na lata do produto vem escrito a seguinte mensagem: Nur eine einfache schwarz-weiße Dose! Keine goldene mit aufwändiger Prägung! Nur eine simple Gestaltung! Keine teure TV-Werbung! Die Ersparnis geht an Sie! (Apenas uma simples lata branca e preta! Sem letras douradas elaboradas! Apenas um design simples! Nenhuma cara publicidade de televisão! A economia vai para você!). O nome se deve ao fato da cerveja conter 5% de álcool. A empresa não gasta com propagandas e mesmo a lata é muito simples, sem frescurinhas (foto), fazendo com que o preço saia por menos de 40 centavos de Euro. E você ainda pode devolver a lata e lucrar mais alguns centavos, o preço final é muito baixo (perto de uns 20 centavos).

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E de bônus meu... não podemos nos esquecer de...

Fonte

Sink the Bismarck

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Você tem vontade de apreciar uma cerveja como se estivesse bebendo pinga? Com 41% de graduação alcóolica, percentual semelhante ao de destilados como vodcas e cachaças, a cervejaria escocesa BrewDog lançou a cerveja com o mais elevado teor de álcool do mundo.

A nova bebida fermentada é 1% mais forte que a cerveja alemã Schorschbock. Por isso, só poderia ser batizada com o nome Sink the Bismarck (Afunde o Bismarck, em tradução livre), em alusão a um imponente navio alemão da 2ª Guerra Mundial.

Com tamanha graduação alcólica, apreciar com moderação é fundamental. "É importante ter cuidado ao beber esta cerveja. É preciso respeitá-la", disse James Watt, proprietário da BrewDog, segundo a BBC.

"É ignorância pensar que uma cerveja não pode ser apreciada de forma responsável como um copo de vinho fino. A Sink the Bismarck deve ser apreciada em espírito e sob medida", finalizou.

Só para se ter uma ideia, a cerveja tipo Pilsen, a mais consumida no Brasil, tem graduação alcóolica entre 3,5% e 5%.
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É isso pessoal, ao q parece lá no blog a pesquisa acabou. Qquer coisa nova eu vejo se atualizo pra vcs... o/
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MensagemAssunto: Re: Cervas da Europa   Cervas da Europa EmptyQua Abr 21, 2010 12:27 pm

Ah, de fato a Guinness é maravilhosa, tem um sabor BEM forte, característico, mas muito boa mesmo :3 mas como eu sou uma moça sensível eu ainda prefiro coisas mais suaves tipo weiss e malzbier (< atestado de moça).

o_ó quero experimentar essa Sink the Bismarck!
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MensagemAssunto: Re: Cervas da Europa   Cervas da Europa EmptyQui Abr 22, 2010 9:32 am

Stella só quem já tomou sabe o que é.
Heinekken todos conhecem, um pouco mais forte que as outras encontradas no cenário de cervejas do Brasil.
Guiness não há o que se comentar nem o que se comparar, é de longe a melhor. (E cara para os brasileiros :S)
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