Fórum Project Yume / Yume Anime News
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Project Yume / Yume Anime News

Fórum da Associação Cultural Project Yume e do Site Notícias Yume Anime News
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Kyudo

Ir para baixo 
+3
Fire
Rounin
Juraski Keitarô-Senpai
7 participantes
AutorMensagem
Juraski Keitarô-Senpai
Yumer Épico
Yumer Épico
Juraski Keitarô-Senpai


Masculino Leão Mensagens : 2097
Data de inscrição : 09/12/2008
Idade : 41
Localização : ALASKA DO SUL -PR

Kyudo Empty
MensagemAssunto: Kyudo   Kyudo EmptySáb Abr 17, 2010 11:46 am

Kyudo Kyudo

Kyudo (弓道) (O Caminho do Arco), é a arte marcial japonesa do tiro com arco. Apesar da sua actual forma ter evoluído, ao longo das últimas décadas, para uma unificação, trata-se da mais antiga arte marcial japonesa, com as primeiras referências históricas a datarem do século VII da nossa era. A ANKF[1] (Federação Japonesa de Kyudo) é, desde 1953, o órgão que regula a prática do kyudo em todo o mundo. O número de praticantes registados no mundo é, aproximadamente, o seguinte: Japão - 110.000 (aprox.), Europa - 2.200 (aprox.) e América - 250 (aprox.).

Para além dos praticantes registados, existem pequenos núcleos em alguns países e no Japão que praticam o kyudo à margem da ANKF.

Kyudo Kyudo

Propósitos do kyudo

Na sua forma actual, o kyudo é práticado como uma forma de desenvolvimento da pessoa em sentido integral, através do corpo nas suas componentes física e mental. No Japão muitos arqueiros praticam o kyudo com uma vertente de desporto. Segundo o Manual de Kyudo da Federação Japonesa de Kyudo (ANKF), a verdade do kyudo está na unidade de três princípios, (1) a estabilidade do corpo, (2) a estabilidade da mente e (3) a estabilidade do arco. Dedicar-se e concentrar-se completamente no tiro é, então, um objetivo que está para além do mero acertar o alvo.

O arco foi uma arma de guerra sobretudo entre os séculos XII e XVI. Para além disso, o tiro foi também, e desde os século VI, utilizado em cerimónias de corte. Como arma foi perdendo importância após a introdução das armas de fogo pelos portugueses no século XVI. As escolas de tiro com arco, então existentes, evoluem para formas de tiro onde a ênfase é colocada tanto nos aspectos técnicos e físicos quanto nos aspectos mentais e formais do tiro. A palavra kyudo começa a utilizar-se ao longo do século XVII, a par da designação corrente que ainda hoje subsiste de kyujutsu; é a partir do início do século XX que a designação de kyudo se generaliza.

A partir de 1930 surgiram os primeiros esforços para unificar a prática do kyudo, uma vez que existência de várias escolas, cada uma com várias técnicas e formas de tiro, dificultava a prática conjunta. É em 1934 que surge o primeiro manual de kyudo que propõe um conjunto de princípios comuns. No entanto é só após a segunda guerra mundial, e com a formação da Federação Japonesa de Kyudo, que o objectivo de unificar e normalizar os procedimentos do tiro oriundos das diversas escolas é atingido e aceite no Japão, permitindo o desenvolvimento do kyudo no mundo e estabelecer uma prática comum onde diferentes formas e estilos possam coexistir e atirar em conjunto. Como consequência é publicado em 1953 o Manual de Kyudo (com 4 volumes actualmente), que será revisto e ampliado em 1971 e do qual existe, para o volume 1, uma tradução oficial em inglês e uma adaptação em francês. Este manual é uma fonte e uma referência para todos os praticantes de kyudo qualquer que seja o seu nível.

A Associação Portuguesa de Kyudo[2] (APK) possui uma tradução (não editada) do volume 1.
Existe desde 1980 uma federação européia de kyudo e uma federação americana. Os seguintes países europeus têm a sua federação ou associação nacional reconhecidas pela Federação Japonesa de Kyudo : Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Reino Unido, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Holanda, Portugal, Suécia, Suíça.

Em 2006 foi criada a Federação Internacional de Kyudo[3] (IKYF). 17 federações de diferentes países são membros fundadores da IKYF: Japão, Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Reino Unido, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Holanda, Portugal, Suécia, Suíça e os Estados Unidos da América.

Em 2007 foi criada a Associação Brasileira de Kyudô, filiada à IKYF, sendo desta maneira a entidade representativa oficial do Kyudô no Brasil.

A síntese e unificação das diversas formas de tiro pela ANKF fez-se em paralelo com as escolas tradicionais. As tradições de tiro antigas são ainda mantidas e transmitidas em paralelo com o desenvolvimento do kyudo pela ANKF. Cada escola pratica o kyudo através da coexistência das suas formas com as da ANKF.

Alguns núcleos e escolas no Japão mantêm-se à margem da ANKF, evitando por exemplo o uso das graduações em dan, e mantendo estritamente as suas formas tradicionais de tiro.

O arco japonês tem um significado cultural amplo no Japão. A sua utilização não se limita ao kyudo, sendo utilizado no tiro a cavalo (yabusame) e em cerimónias religiosas (shintoísmo sobretudo), nas actividades diárias de alguns mosteiros zen em cerimónias diversas como baptizados e aberturas de torneios de sumô.


Equipamento


Kyudo Kyudo-1-09

ARCO

O arco japonês (yumi) é excepcionalmente longo (cerca de 2,20 m), ultrapassando a altura do próprio arqueiro (kyudoka). Os arcos são tradicionalmente feitos de bambu, madeira e couro utilizando técnicas que não mudaram em séculos, apesar de alguns kyudokas (principalmente os novos na arte) utilizarem arcos feitos de materiais sintéticos (fibra de vidro e carbono). Actualmente, mesmo alguns kyudokas veteranos utilizam arcos destes materiais, dada a grande vulnerabilidade do bambu em climas extremos.

FLECHA

A flecha (ya) é tradicionalmente feita de bambu, e era adornada com penas de águia ou de falcão. A maioria das flechas actualmente ainda são feitas de bambu (apesar de muitos kyudokas utilizarem as de alumínio ou fibra de carbono), e as penas actualmente são de aves que não correm perigo de extinção, como perus. Os arqueiros normalmente atiram duas flechas de cada vez, (a primeira chama-se haya, a segunda otoya).

LUVA

No tiro utiliza-se uma luva na mão direita chamada yugake, ou seja luva (kake) do arco (yumi). Esta luva é feita de pele de gamo ou veado, e possui um revestimento endurecido na região do polegar, além de um pequeno encaixe na sua base para que a corda do arco (tsuru) seja mais facilmente puxada. Existem diversos tipos de luvas consoante o número de dedos que têm. A luva de três dedos (polegar, indicador e médio) designa-se por mitsugake. A luva de quatro dedos (polegar, indicador, médio e anelar) chama-se yotsugake. A luva de cinco dedos designa-se por morogake sendo a menos comum.


Treino e prática


A prática do kyudo para um principiante inicia-se com os primeiros treinos em que os movimentos básicos do tiro (hassetsu) são apreendidos de mãos vazias, sem arco. Após 2-3 treinos o praticante inicia os movimentos com uma fisga ou elástico. Depois os mesmos movimentos são repetidos já com o arco, mas sem flechas. De seguida o praticante será levado para o primeiro tiro em frente de um alvo de palha (makiwara) situado a curta distância (+/- 2 metros) onde disparará as suas primeiras flechas já com a luva na mão direita. Depois durante dois ou três treinos passará a disparar ao alvo, primeiro a curta distância (5-6 metros), depois a meia distância (14 metros) depois a 20 metros e finalmente à distância normal do alvo, que é de 28 metros. Entre o início da aprendizagem e o primeiro tiro ao alvo a 28 metros poderão passar entre 1 a 3 meses, dependendo do número de treinos por semana e do praticante.

A par desta aprendizagem da técnica do tiro, o praticante inicia-se também desde o início nos movimentos formais, uma vez que os movimentos e deslocações na zona do tiro são feitos segundo um conjunto de princípios estabelecidos: a entrada na zona de tiro, a saudação, a aproximação à linha de tiro, o ajoelhar para preparação das flechas o levantar para o tiro, a sequência do tiro e a saída. A postura e a forma do corpo ao longo de todas as fases e movimentos é um aspecto essencial na prática do tiro.

Uma sessão de treinos depende do contexto em que se realiza, do tempo disponível e do número de praticantes envolvidos; sendo derivado não só, mas também, de antigas práticas guerreiras, a imprevisibilidade e capacidade de adaptação são parte essencial do kyudo. Tipicamente inicia-se um treino com alguns movimentos breves de aquecimento e exercícios respiratórios. Depois segue-se o tiro contra o alvo de palha (makiwara) a curta distância, podendo ainda ser antecedido pela prática dos movimentos do hassetsu sem arco. No tiro ao makiwara, o atirador concentra-se sobretudo na postura e na técnica sem a preocupação com o alvo. O treino de makiwara é fundamental para a evolução de qualquer atirador, qualquer que seja o seu nível e não apenas para os iniciados; no Japão muitas cerimónias públicas envolvendo ou não artes marciais são inauguradas com um tiro de cerimónia ao makiwara executado pelo mestre de mais alta graduação presente. Após o tiro ao makiwara os praticantes passam então a atirar contra ao alvo à distância de 28 metros. O tamanho do alvo é normalmente 36 cm de diâmetro (ou 12 sun, uma unidade de medida tradicional do Japão que equivale a cerca de 3,03 cm), e ficam a uma distância de 28 metros do kyudoka. Esta distância do alvo e a sua posição baixa, a 15 cm do chão, é aquela que permite que o atirador permaneça numa postura vertical correcta com o corpo firme e em extensão em todas as direcções (baixo-cima, direita-esquerda e frente-trás).

Kyudo 2734249927_1854e3e640

Técnica
Kyudo 280px-Bow_Draw.svg
Estilo mediterrâneo º Estilo belisco º Estilo mongol Fig.3

O tiro efectua-se sempre com o arco na mão esquerda - yunde, a mão do arco - e a mão direita com luva segura a corda. Pode-se treinar individualmente, mas as diferentes formas de tiro são sempre de tiros em grupo em que os atiradores atiram segundo uma seqüência em tempos determinados e com movimentos coordenados entre si. Também por isso os atiradores estão todos virados para o mesmo lado.

O abrir do arco deve ser efectuado através de um movimento simultãneo dos braços direito e esquerdo que se inicia com ambas as mãos acima da altura da cabeça. Na extensão máxima a corda e a mão direita ficam bem atrás da cabeça. Apesar dos receios que a corda possa bater na cara, é muito raro isso acontecer.

Imediatamente após o tiro, o yumi irá (para um kyudoka com prática) rodar na mão, fazendo com que a corda do arco pare na frente do antebraço externo. Este movimento, o yugaeri é uma combinação de técnica e da movimentação natural do arco. É único no kyudo.

Os movimentos executados durante o tiro seguem a seguinte seqüência, designada hassetsu, conforme prescrito pela Federação Japonesa de Kyudo - All Nippon Kyudo Federation (ANKF) no Kyudo Kyohon (Manual de Kyudo):

Ashibumi - Abertura dos pés;

Dozukuri - Postura do corpo;

Yugamae - Preparação do arco (para o tiro);

Uchiokoshi - Elevar o arco;

Hikiwake - Abertura do arco;

Kai - Encontro (a posição de extensão máxima);

Hanare - Disparar da flecha;

Zanshin - Permanência da forma.


Graduações

O sistema de graduações baseia-se na atribuição de graus que vão de 1º dan a 10º dan. Abaixo de 1º dan poderão ser atribuídos os graus de kyu que vão de 5º a 1º. No kyudo não é utilizado o sistema de cintos coloridos para distinguir os graduados. As graduações em todo o mundo são apenas atribuídas pela ANKF através da realização de estágios que podem ocorrer no Japão; na Europa e nos EUA ocorre um estágio anual com mestres japoneses da ANKF com exames de atribuição de grau.


Escolas principais

Kyudo 65523111_2734903574

All Nippon Kyudo Federation (ANKF) A Federação Japonesa de Kyudo é, desde 1953, o órgão de cúpula do kyudo no Japão.

Várias escolas tradicionais continuam a existir, mas desde a formação da ANKF algumas têm desaparecido. A ANKF tem vindo a unificar a prática do kyudo num conjunto de princípios comuns, embora admitindo ainda algumas diferenças originárias das escolas principais.

Escolas tradicionais

* Ogasawara Ryu - origem no século XII
* Heki Ryu Chikurin-ha - com origem no século XV, ramo da escola Heki
* Heki Ryu Insai-ha - com origem no século XV, ramo da escola Heki
* Honda Ryu - origem no século XIX.


Site da Associação Brasileira de Kyudo
http://kyudo.bandolo.net/

Kyudo 439732847_8f8d990c65
Ir para o topo Ir para baixo
https://projectyume.forumeiros.com
Juraski Keitarô-Senpai
Yumer Épico
Yumer Épico
Juraski Keitarô-Senpai


Masculino Leão Mensagens : 2097
Data de inscrição : 09/12/2008
Idade : 41
Localização : ALASKA DO SUL -PR

Kyudo Empty
MensagemAssunto: Re: Kyudo   Kyudo EmptySáb Abr 17, 2010 12:35 pm

Eu sempre tive vontade de praticar Kyudo. Inclusive faço parte da lista de email que a Associação brasileira coordena. Infelizmente no Brasil só existe Kyudo federado no Rio de Janeiro e mais recentemente do Distrito Federal (informação que descobri hoje). Vi sobre um dojo em Londrina, mas pelos videos que encontrei me pareceu muito estranho. Bom, enquanto isso aguardo pelo dia que Kyudo venha para Curitiba \o/
Ir para o topo Ir para baixo
https://projectyume.forumeiros.com
Rounin
Moderador
Moderador
Rounin


Masculino Touro Mensagens : 1029
Data de inscrição : 10/03/2010
Idade : 35
Localização : Camuflado em DOIS conventoS de Kaze-city!!!

Kyudo Empty
MensagemAssunto: Re: Kyudo   Kyudo EmptyTer Abr 20, 2010 9:06 am

Demorei dois dias de trabalho para ler o post, mas...

Eeeesssa é uma coisa q eu realmente queria fazer... Não necessariamente o Kyudo, arco e flecha em geral... sempre gostei... Mas o Kyudo tem toda a postura q eu gosto...

Só uma coisa q eu não sabia é essa do arco girar na mão... confesso q me desanimou. Isso prejudicaria no tiro de uma segunda flecha (ou terceira, no caso da otoya). Tudo bem q não é o intuito, mas mesmo assim eu ainda me focaria na performance de um próximo disparo. Me desanimou, mas ainda assim, a vontade continua...*__*

Acha pra gente um lugar q ensine aí Ninja!

Ps: ótimo post!
Ir para o topo Ir para baixo
Fire
Yumer
Yumer
Fire


Masculino Câncer Mensagens : 296
Data de inscrição : 12/04/2010
Idade : 40
Localização : Ponta Grossa

Kyudo Empty
MensagemAssunto: Re: Kyudo   Kyudo EmptyTer Abr 20, 2010 9:14 am

interessante .... essa pratica eu desconhecia, apenas o arco e flecha normal de competições, muito legal ..
Ir para o topo Ir para baixo
pincela
Zé ninguém
Zé ninguém



Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/07/2011

Kyudo Empty
MensagemAssunto: Re: Kyudo   Kyudo EmptySeg Jul 18, 2011 11:08 am

Rounin escreveu:
Demorei dois dias de trabalho para ler o post, mas...

Eeeesssa é uma coisa q eu realmente queria fazer... Não necessariamente o Kyudo, arco e flecha em geral... sempre gostei... Mas o Kyudo tem toda a postura q eu gosto...

Só uma coisa q eu não sabia é essa do arco girar na mão... confesso q me desanimou. Isso prejudicaria no tiro de uma segunda flecha (ou terceira, no caso da otoya). Tudo bem q não é o intuito, mas mesmo assim eu ainda me focaria na performance de um próximo disparo. Me desanimou, mas ainda assim, a vontade continua...*__*

Acha pra gente um lugar q ensine aí Ninja!

Ps: ótimo post!

Moro no Japão e pratico Kyudou a 2 anos sou NIDAN e vou prestar teste de SanDan mes 9. O Arco girar na mão é um avanço grande e de extrema dificuldade...levei 6 meses para aprender e tem gente que pratica a 3 anos e ainda não sabe executar um tiro com o arco girando e levando o "Tsuru" Cordão ou corda do arco para a parte de traz do braço o que da graça ao movimento mostrando o grau de conhecimento do kyudoka.

O movimento não prejudica no segundo tiro pq quando se executa o tiro com o giro do arco nas mãos levando o "tsuru" para as costa do braço vc volta ao inicio de tudo. Toda a forma do kyudo começa com o tsuru virado para parte de traz do braço, quando o kyudoka não sabe virar o arco ele tem de fazer isso de forma manual apoyando a ponta do arco no chão e virando o tsuru para a parte inicial o que faz o movimento ficar muito feio, mostrando o despreparo e o grau baixo de conhecimento do kyudoka. Lembrando que no kyudo grau não quer dizer nada a pratica diaria leva o kyudoka a chegar perto do tiro perfeito o que leva anos... O kyudoka pode ter um nivel de acerto muito elevado no "Matto" Alvo mas a forma pessima.
Ir para o topo Ir para baixo
Halek Born
Yume Masterfucker
Yume Masterfucker
Halek Born


Masculino Peixes Mensagens : 583
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 32
Localização : PG city Oficinas XD

Kyudo Empty
MensagemAssunto: Re: Kyudo   Kyudo EmptySeg Jul 18, 2011 4:52 pm

isso é algo q realmente eu gostaria de fazer... sempre gostei de arco e flecha e Kyudo é realmente uma arte nesta "area", não por ser uma arte marcial mas a beleza dos movimentos para se atirar com precisão...
Ir para o topo Ir para baixo
VyperNeko
Yumer
Yumer
VyperNeko


Masculino Touro Mensagens : 252
Data de inscrição : 14/10/2010
Idade : 34
Localização : Mogi Guaçu, SP

Kyudo Empty
MensagemAssunto: Re: Kyudo   Kyudo EmptyTer Jul 19, 2011 6:13 pm

Massa... Eu ia comprar um arco composto este ano ... no meu aniversário .. Entrei em fórums e tal .. fui atrás de várias coisas.. mas até onde sei a única cidade mais próxima que possui, e quem me disse nem sabe se temmm mesmo, uma escola de "arqueria" é Campinas...
Por isso acabei desistindo... Mas acho muito massa e ainda quero aprender um dia...
Ir para o topo Ir para baixo
rafa-kun
Yumer
Yumer



Masculino Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/07/2010

Kyudo Empty
MensagemAssunto: Re: Kyudo   Kyudo EmptyQua Jul 27, 2011 9:05 am

O jeito é ficar com o arco e flecha tradicional, compra um arco longo comum ou um composto e lets go euhaeuh.. eu tenho um composto, treinei por um tempo agora esta encostado, raramente qnd vou pro 'rancho' eu levo heuhae pirat
Ir para o topo Ir para baixo
rafa-kun
Yumer
Yumer



Masculino Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/07/2010

Kyudo Empty
MensagemAssunto: Re: Kyudo   Kyudo EmptyQua Jul 27, 2011 9:06 am

soube desta em junho Juraski?
http://kyudo.bandolo.net/
Ir para o topo Ir para baixo
Juraski Keitarô-Senpai
Yumer Épico
Yumer Épico
Juraski Keitarô-Senpai


Masculino Leão Mensagens : 2097
Data de inscrição : 09/12/2008
Idade : 41
Localização : ALASKA DO SUL -PR

Kyudo Empty
MensagemAssunto: Re: Kyudo   Kyudo EmptyQui Jul 28, 2011 12:06 pm

rafa-kun escreveu:
soube desta em junho Juraski?
http://kyudo.bandolo.net/

sim...inclusive falei com o organizador do workshop..

só não fui pq eu tinha dinheiro e tb pq tinha Expo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://projectyume.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Kyudo Empty
MensagemAssunto: Re: Kyudo   Kyudo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Kyudo
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Project Yume / Yume Anime News :: Fórum Project Yume / Yume Anime News :: Cultura Japonesa-
Ir para: