Fórum Project Yume / Yume Anime News
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Project Yume / Yume Anime News

Fórum da Associação Cultural Project Yume e do Site Notícias Yume Anime News
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Preconceito contra shoujo? Existe?

Ir para baixo 
+5
miashi
Tenryu
It's me, Mike!
Saotru
Juraski Keitarô-Senpai
9 participantes
AutorMensagem
Juraski Keitarô-Senpai
Yumer Épico
Yumer Épico
Juraski Keitarô-Senpai


Masculino Leão Mensagens : 2097
Data de inscrição : 09/12/2008
Idade : 41
Localização : ALASKA DO SUL -PR

Preconceito contra shoujo? Existe? Empty
MensagemAssunto: Preconceito contra shoujo? Existe?   Preconceito contra shoujo? Existe? EmptyTer maio 04, 2010 12:44 pm

Uma coisa que não entendo. e isso é reflexão minha. Por que na hora de falar de mangás shoujos todo mundo fala do gênero junto? Como se o mangá tivesse menos importância por ser direcionado ao público feminino ou se fosse bom apesar de ser shoujo.

é comum eu ler expressões do tipo "um ótimo shoujo", "mesmo sendo shoujo". Porque nunca leio uma resenha ou crítica a um anime shounen com as mesmas frases? Ninguém sai falando que "Naruto é um ótimo shounen", que "mesmo sendo shounen, há algum romance". Porque quando é shoujo e tem lutas, as pessoas fazem questão de falar "Oh! mesmo sendo shoujo os personagens lutam." E na hora de falar de mangás shounen, ninguém menciona o termo shounen? Será uma espécie de preconceito velado? Um machismo disfarçado involuntário? Claro que há exceções, mais ainda assim são bem poucas.

vejam bem, é como no texto desse tópico, o autor nitidamente demonstra um desconhecimento do que é shoujo e faz várias afirmações completamente erradas a respeito. Ele fez por mal? Duvido muito, mas o que ocorre é que estamos sob constante influência de uma sociedade que mesmo com toda as conquistas femininas ainda vê a mulher como um ser inferior, inclusive muitas mulheres pensam assim também, e é aí que a coisa pega. Todos nós somos fruto dessa sociedade. O que nos diferencia é o quanto conseguimos nos diferenciar da uma massa de zumbis que seguem sem pensar tudo aquilo que é vomitado pelo clero, políticos ou pela mídia. Quando conseguimos nos livrar dessas amarras, ainda que parcialmente e ver por nós mesmos, exercemos uma coisa chamada individualidade. Deixamos de ser só mais um.

Vejam bem, o que eu proponho aqui é uma reflexão, um novo olhar sobre as coisas, tentar enxergar além do estereótipo. do rótulo. Que é exatamente aquilo que nós queremos da sociedade sobre nós mesmos. Lembram-se da frase "Nem todos os desenhos são pra crianças"? Comecem por aí. Ela significa muito pra vocês não?

Rótulos, classificações e estereótipos são sim necessários para manter uma certa "ordem" em todo esse caos que se transformou a humanidade. Mas certamente poderemos aproveitar melhor tudo aquilo que a vida nos dispõe se não ficarmos tão centrados neles. Eu to tentando, é bem difícil e nem sempre consigo. E você vai tentar também? Ou prefere ser mais um na massa?


Última edição por Diego "Jiraiya" Juraski em Ter maio 11, 2010 2:00 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://projectyume.forumeiros.com
Saotru
Kouhai
Kouhai
Saotru


Masculino Leão Mensagens : 32
Data de inscrição : 09/05/2010
Idade : 31
Localização : IndoChina

Preconceito contra shoujo? Existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Preconceito contra shoujo? Existe?   Preconceito contra shoujo? Existe? EmptySeg maio 10, 2010 12:31 am

Hm, acho que por ser um genero pouco visto pela maioria. Digo, PELA MASSA. Se voce passar em um colégio qualquer perguntando "Quem assistiu Naruto/Dragon Ball" com certeza voce vai receber várias respostas positivas. Mas se perguntar "Quem assistiu Chobits/Itazura na Kiss?" voce vai ser tachado de louco.

Como são animes poucos conhecidos, e quando vamos falar sobre eles a pessoa não conhece, eu, particularmente, digo que é um shoujo pra pessoa ter uma idéia básica sobre o que estou falando. Quando vou comentar sobre Naruto, não preciso dizer que é um Shounen. Mesmo que a pessoa não saiba o que é Shounen, ela sabe que Naruto é de pancadaria.

Bom, esse é o meu motivo por usar o termo Shoujo~ quanto aos outros eu não sei, mas preconceito sempre haverá =] quando lutamos contra o preconceito nós praticamos-no. Se deixar de existir a luta contra isso, e as pessoas se acostumarem com ele, aí o preconceito acaba~

Enquanto lembramos que temos que respeitar alguém por ser igual nós fazemos a pessoa do outro lado pensar, incoscientemente, que este alguém é diferente. Os animes não são exceção. Mas como isso é impossível~ paciência.

O que realmente importa são os que são mais capacitados darem o exemplo, não tentar ensinar os menos capacitados, uma hora isso é absorvido =]~ ou não

Agora, mais pessoalmente, eu acho que o amor tornou-se fora de moda. Por isso o anime é bom "mesmo sendo shoujo". Não vou entrar em discussão sobre isso, mas isso fica bem explicito em qualquer boate com bastantes pessoas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.adventurequest.com
It's me, Mike!
Yumer
Yumer
It's me, Mike!


Feminino Sagitário Mensagens : 129
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 34
Localização : SAMPA, MEU!

Preconceito contra shoujo? Existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Preconceito contra shoujo? Existe?   Preconceito contra shoujo? Existe? EmptySeg maio 10, 2010 1:03 am

Pode ser que exista mesmo um preconceito, tanto porque, eu sempre encarei o shoujo como um estilo mais fraco de história, o que não impede de ser o meu preferido, mas é algo bem repetitivo, li muitos shoujos underground e a maioria, quando não tem um toque de 'magia' pra acrescentar um pouco de diferença segue sempre o mesmo roteiro. Menina apaixonada, menino tsundere, final viveram felizes para sempre. Eu acho um desmerecimento completo com o estilo, queria que tivessem histórias mas elaboradas, mas raramente eu encontro. Sei lá, imagino que seja essa a razão pro shoujo ter um pouco de resistência pelas pessoas.

|: sinto não ter feito muito sentido... *sono*
Ir para o topo Ir para baixo
Tenryu
Administrador-sama
Administrador-sama
Tenryu


Masculino Mensagens : 144
Data de inscrição : 02/04/2010

Preconceito contra shoujo? Existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Preconceito contra shoujo? Existe?   Preconceito contra shoujo? Existe? EmptySeg maio 10, 2010 10:38 am

hum, acho que pot tratar de roteiro meio igual acho que tem muitos animes, que seque a mesma linha, a te o final fica "diferente" quando se dar um final, vão dizer que n o "tao" anime é diferente porque ele tem isso, ou o "tao" tem aquilo, acho que a aioria dos animes tem aquilo difinido para cada puplico direcionado ou descrito para a sua clasificação, e tem tão o seu "Atrativo, gancho, o que prende o leitor na historia". nos teramos um probrema para o ou os pesrsomagens resolverem e temos um final impactante. quando temos um final.

Mais acho que realmente, a categoria shoujo tem sim um precomceito bem grande, a té mesmo fora do univeso dos mangás.

Alquem ai já leu um quadrinho americano de Romençe, hum.... acho que n. um pesoalmente n conheço nenhum.
Ir para o topo Ir para baixo
Juraski Keitarô-Senpai
Yumer Épico
Yumer Épico
Juraski Keitarô-Senpai


Masculino Leão Mensagens : 2097
Data de inscrição : 09/12/2008
Idade : 41
Localização : ALASKA DO SUL -PR

Preconceito contra shoujo? Existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Preconceito contra shoujo? Existe?   Preconceito contra shoujo? Existe? EmptyTer maio 11, 2010 11:26 am

ta eu não entendi nenhum dos três..
Ir para o topo Ir para baixo
https://projectyume.forumeiros.com
It's me, Mike!
Yumer
Yumer
It's me, Mike!


Feminino Sagitário Mensagens : 129
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 34
Localização : SAMPA, MEU!

Preconceito contra shoujo? Existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Preconceito contra shoujo? Existe?   Preconceito contra shoujo? Existe? EmptySex maio 14, 2010 9:40 pm

HSUIAHSAUHSOIAHSUASHAOIUSHOAIUSHOAHSA... zuou.

tava querendo dizer que eu acho que o preconceito pelo shoujo vem pelas histórias pobres que eles tem, de boa, é sempre 'menina colegial' começa a gostar do garoto 'tsundere' ou não sabe que começou a gostar, daí acontecem várias coisas pro casal não se unir e no final eles terminam juntos no melhor estilo 'happy ending'

por mais que tentem colocar elementos diferentes pra 'enriquecer' a história como por exemplo, Sailor Moon que tem todo um universo por trás e coisa e tal continua a mesma balela de sempre.

|: mas eu, como assídua leitora de Romance Sabrina não ligo que a temática shoujo seja tão pobre, na real, até curto muito lololol.

agora me fiz entender?
Ir para o topo Ir para baixo
Juraski Keitarô-Senpai
Yumer Épico
Yumer Épico
Juraski Keitarô-Senpai


Masculino Leão Mensagens : 2097
Data de inscrição : 09/12/2008
Idade : 41
Localização : ALASKA DO SUL -PR

Preconceito contra shoujo? Existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Preconceito contra shoujo? Existe?   Preconceito contra shoujo? Existe? EmptySex maio 14, 2010 10:23 pm

It's me, Mike! escreveu:
HSUIAHSAUHSOIAHSUASHAOIUSHOAIUSHOAHSA... zuou.

tava querendo dizer que eu acho que o preconceito pelo shoujo vem pelas histórias pobres que eles tem, de boa, é sempre 'menina colegial' começa a gostar do garoto 'tsundere' ou não sabe que começou a gostar, daí acontecem várias coisas pro casal não se unir e no final eles terminam juntos no melhor estilo 'happy ending'

por mais que tentem colocar elementos diferentes pra 'enriquecer' a história como por exemplo, Sailor Moon que tem todo um universo por trás e coisa e tal continua a mesma balela de sempre.

|: mas eu, como assídua leitora de Romance Sabrina não ligo que a temática shoujo seja tão pobre, na real, até curto muito lololol.

agora me fiz entender?
huasuhas

agora me mostra onde o shounen é diferente?

ou ou shonen não tem receita pronta tb?
Ir para o topo Ir para baixo
https://projectyume.forumeiros.com
miashi
Yume Masterfucker
Yume Masterfucker
miashi


Feminino Mensagens : 743
Data de inscrição : 17/03/2009
Localização : Pgland

Preconceito contra shoujo? Existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Preconceito contra shoujo? Existe?   Preconceito contra shoujo? Existe? EmptySex maio 14, 2010 10:49 pm

Saotru escreveu:
...Se deixar de existir a luta contra isso, e as pessoas se acostumarem com ele, aí o preconceito acaba~
...
Desculpe, mas não me acostumo nunca com o preconceito que muitas vezes eu passo por conta da minha deficiencia, não vai deixar de existir, se eu esquecer que as pessoas me olham torto as vezes, só eh tapar o sol com a peneira, pois se não vejo que estou sofrendo descriminação ela deixa de exitir???? Vc esta vendo um lado da moeda, estou te passando o outro.

Voltando ao tema XD Eu acho sim que é preconceito com shoujo, pq poxa Sakura Card Captor é um bom anime e já vi pessoas deste forum(da sede PG) dizer o contrario. e tb existe um certo preconceito com animes mais antigos XD (pra mim nem são) vi isso no Chat esses dias.
Preconceito é o q a palavra diz pré-conceito de que aquilo que se desconhece e por ser diferente do "acostumado ou normal XD" é ruim e pronto e não se quer olhar para akilo..

It's me, Mike! escreveu:
queria que tivessem histórias mas elaboradas, mas raramente eu encontro. Sei lá, imagino que seja essa a razão pro shoujo ter um pouco de resistência pelas pessoas.
estórias elaboradas já encontrei e muitas, mas creio q isso seja coisa de gosto, pq pra mim, pancadaria e campeonatos de lutas e disputas, não é chamativo, é cansativo e perda de tempo (muitos episódios e o tempo eh escasso XD) mas muitas estórias shoujo chamam minha atenção e nem por isso deixo de assistir shounen, pq pra mim, anime e mangá eh igual as pessoas, cada um de uma forma, com suas diferenças, e o que eu curto é anime e mangá, os estilos e classificações só dão um tempero a mais com diferentes visões ^^
Ir para o topo Ir para baixo
http://caravanapy.blogspot.com/
Rick Lee
Yume Masterfucker
Yume Masterfucker
Rick Lee


Masculino Escorpião Mensagens : 781
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 30
Localização : Ponta Grossa o

Preconceito contra shoujo? Existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Preconceito contra shoujo? Existe?   Preconceito contra shoujo? Existe? EmptyDom maio 16, 2010 11:36 am

Questão da idéia do Pré-Conceito com Shoujo, acontece pois deis do tempo da grécia antiga já consideravam a mulher a "praga" da humanidade na pro-pia mitologia grega.
Essa idéia de mulher de sendo um ser "inferior" foi difundida por varias eras, e até na pro-pia língua Português sendo normalmente o mais correto o masculino quando existe um homem e uma mulher.
Acho que existe o preconceito com shoujos pois os motivos deles são mais simples [normalmente querer conquistar o garoto].
Eu da minha parte já tive preconceito com shoujo até ver Love Complex que na minha opinião é um dos melhores animes que eu já vi. xD
Mais existem varios shoujos que não me interesso pela história fraca e desanimada que demonstram ter mais isso também acontece com shoujos também.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.yumeanimenews.com
Lutama
Yumer
Yumer



Feminino Mensagens : 103
Data de inscrição : 28/03/2010

Preconceito contra shoujo? Existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Preconceito contra shoujo? Existe?   Preconceito contra shoujo? Existe? EmptyTer maio 25, 2010 2:28 am

Preconceito contra shoujo existe? Sim!
Se você lê a seção de cartas, quando tem no mangá shoujo, vejo escrito lá que o menino/homem acabou comprando o mangá meio escondido, meio disfarçado. Não vi nenhuma menina/mulher dizer que disfarçou para comprar um mangá shounen... Alguém leu?
Sociedade machista tanto aqui como no Japão. Logo, coisas de menino e coisas de menina ainda ficam separadas, mesmo que aos poucos isso deixe de ter uma linha divisória tão clara.
Ainda vai levar um tempo para isso mudar... E particularmente quem fará isso efetivamente nem seremos nós, mas as próximas gerações, um pouco de cada vez. Obviamente com a nossa ajuda! Conosco tendo consciência e dando exemplo. Uma hora será natural e não será preciso o "policiamento" com relação a isso.
Edit: Mas deixa eu esclarecer: não quero dizer que não existam diferenças. Eu quero dizer mudar no sentido de aceitar as diferenças...Seja com relação ao "pré conceito" com shoujo e shounen, como entre os gêneros ou qualquer coisa. Não creio que devamos considerar tudo igual, mas nas diferenças, isso não ser motivo para rotular ou impedir ninguém de fazer o que gosta ou é capaz de fazer. É a igualdade de poder escolher, de ter oportunidades e obviamente aceitar as consequências. É algo do tipo um rapaz comprando shoujo não ser motivo para chamar a atenção, seja para ironizá-lo, escarneá-lo, seja para parabenizá-lo pela coragem ou pela falta de preconceito.
Agora voltando...
Se shoujo tem receita pronta, então para ser shounen, também tem, caso contrário, como podem classificar de shounen se não tem um estilo típico???
E vão me dizer que não é a mesma coisa muitas vezes??? Menino sem destaque/fraco/digno de pena/injustiçado/solitário encontra companheiros, prossegue numa jornada mostrando o companheirismo, o valor da amizade e da honra entre os homens, encontra inimigos valorosos que tornam-se companheiros ou quase isso, e que o ajudam a crescer física e espiritualmente porque defrontam-se com ele e conseguem tirar todo o potencial que estava escondido dentro dele, até o menino tornar-se digno de ser um herói que realmente é ou importante como realmente é.
O cenário muda, mas o contexto é o mesmo em muitas histórias shounen. O mesmo para o shoujo. E antes de mais nada, gosto de ambos e mais um pouco... heheheh

Mas não penso muito se é shounen ou shoujo ou shounen-ai ou qualquer outra coisa. Vejo se gosto e pronto. heheheh. Vocês não???

Abraços, Lutama.
Ir para o topo Ir para baixo
Darkness
Moderador
Moderador
Darkness


Masculino Leão Mensagens : 453
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 36
Localização : Um local qualquer do RS

Preconceito contra shoujo? Existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Preconceito contra shoujo? Existe?   Preconceito contra shoujo? Existe? EmptyDom maio 30, 2010 10:57 am

Sabe que nunca parei para pensar nesse sentido de que existe um preconceito para com o shoujo.

Eu como sou uma pessoa bem aberta as coisas, então eu digo que basicamente eu gosto de quase tudo que assisto, obviamente, algumas coisas a mais outras nem tanto. Nunca fiz uma diferenciação direta para com, animes/mangas shoujos ou shonens, o que sempre me interessa é o cerne de cada história. Olhando agora para meus mangas eu vejo que tenho mais mangas shonens do que shoujos. Mas é por uma prefêrencia pessoal do que por outras coisas.

Tenho reclamado ultimamente que tem se lançado muitos shoujos no mercado brasileiro de quadrinhos. Pois tenho lido muito shoujo ultimamente, o que tem me cansado de ler histórias de romance etc etc. Eu queria ver coisas novas e bizarras como gantz, kurosagi service delivery corpse, mdp psycho, é só isso.

Em questão de animes, eu assisto muitos shoujos. Um que tenho acompanhado por exemplo é k-on (que na realidade eu nem enquadraria nesse termo de shoujo) Assisti kimi-ni-todoke e achei fantastico. Clannad pra mim é um dos melhores animes que eu ja vi. Sou muito fã das gurias da Clamp e o ultimo que assisti delas foi Kobato (que falta terminar de assistir os dois ultimos eps) Todos eles são ótimos animes.

Eu acho que se existe essa classificação é porque ela tem lógica, homens (garotos) gostam mais de shonens do que Shoujo e vice e versa

Esse preconceito que você esta se referindo talvez se deva ao fato que a maioria dos colunistas, escritores, editores de mangas, etc etc são homens e obviamente acabam botando as questões de preferência pessoal nas questões dos gêneros sem mesmo perceber deste pequeno erro. E isso com o tempo acarretou a pequena inconveniência citada aqui.

Que por exemplo é descrita no texto do cara, não faço ideia da onde que ele tirou que shoujos são mangas sem conteúdo.

Obviamente shoujos possuem uma receitinha de bolo para se fazer, que por sua vez os shonens são extremamente piores nesse ponto.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.darknessproject.blogspot.com
Near
Yumer
Yumer
Near


Masculino Câncer Mensagens : 120
Data de inscrição : 14/06/2010
Idade : 31
Localização : Botucatu

Preconceito contra shoujo? Existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Preconceito contra shoujo? Existe?   Preconceito contra shoujo? Existe? EmptyTer Jun 15, 2010 2:47 pm

Pessoalmente acho muito mais interessante shoujo do que shounen, principalmente os com menos alegorias pelo fato de que ao meu ver e muitos mais dificil deixar algo interessante com questoes do cotidiado de que colocar varias alegorias e soluçoes espetaculares! Mais e claro que como todo homem curto muito shounen. XD
Ir para o topo Ir para baixo
http://knanimes.blogspot.com.br/
Conteúdo patrocinado





Preconceito contra shoujo? Existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Preconceito contra shoujo? Existe?   Preconceito contra shoujo? Existe? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Preconceito contra shoujo? Existe?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A Câmara fecha o cerco contra os games violentos
» George Takei lidera campanha contra ocidentalização de Akira!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Project Yume / Yume Anime News :: Fórum Project Yume / Yume Anime News :: Cultura Otaku-
Ir para: