O governo da Coreia do Sul anunciou no domingo (11/4) medidas de controle que visam combater o problema da dependência de jogos eletrônicos entre crianças e adolescentes, informou o jornal Korea Herald nesta segunda-feira (12/4).
Fonte: IDG Now, publicada em 12 abril de 2010
A preocupação com o vício em MMO (sigla em inglês para jogos online sem limite de jogadores) levou o Ministério da Cultura, Esportes e Turismo local a baixar uma lei que inclui um sistema de redução da velocidade da internet após um período de tempo de conexão, e uma janela de tempo de 6 horas na madrugada na qual alguns jogos online serão bloqueados.
Como resultado, 19 dos mais populares games online do país devem ter seus servidores desligados seis horas por dia, para evitar que os usuários passem mais de 18 horas seguidas nesses jogos.
Em relação aos períodos de bloqueio, haverá três opções: da meia-noite às seis da manhã, da uma às sete da manhã e das duas às oito da manhã.
Por outro lado a redução da velocidade e o bloqueio de acesso serão aplicados já no segundo semestre a jogos online como "Barameui Nara", "Maple Story" e "Mabinogi".
A discussão dessas informações nas páginas em português incluem notícias sobre alguns casos de morte entre jogadores e a relação desses tipos de incidentes com as medidas tomadas por aquele país. Discussões como: Será que podemos culpar os jogos online pela morte dos jogadores e/ou outras pessoas relacionadas? Vício por vício, temos o do cigarro, do alcool, e agora pelo visto, o dos jogos online(ou não). O que fazer para combater a dependência? Como o vício nos jogos já causou mortes naquele país, não me admira causar preocupação. A dependência em jogos virtuais é um problema social na Coréia do Sul, onde nove em cada dez lares têm conexão à internet de banda larga. Não é possível analisar sem ver o contexto do país em questão. Ver comentários do tipo "Esse povo é tudo louco", "Governo autoritário e repressivo", etc, sem mais nem menos, para mim é no mínimo irritante. As mortes abaixo descritas não são os únicos motivos para aplicarem tais leis. Elas são só uma exemplificação do quadro que se apresenta naquele país.
Mortes associadas aos jogos:
O mais recente: Um casal sul-coreano “viciado em internet” deixou sua bebê de três meses morrer de inanição enquanto criava uma filha virtual na web.
O casal alimentava sua bebê prematura apenas uma vez por dia, segundo a agência de notícias oficial Yonhap. O oficial da polícia Chung Jin-won disse à Yonhap que o casal “perdeu a vontade de viver uma vida normal” depois que os dois perderam seus empregos.
Cinco meses depois de terem reportado a morte da bebê, o pai, de 41 anos de idade, e sua mulher, 25 anos, foram presos na cidade de Suweon, ao sul de Seul, no início da semana. Eles estavam foragidos desde a morte da criança.
A autópsia mostrou que sua morte foi provocada por um longo período de desnutrição. O casal teria ficado obcecado em criar uma menina virtual chamada Anima, no popular jogo Prius Online. O jogo permite aos jogadores interagir com Amina, ajudando a recuperar sua memória perdida e desenvolver emoções.
Fonte: BBC Online, 05 março de 2010.
Um dos mais conhecidos: Em 2005 um homem sul coreano de 28 anos, chamado apenas como “Lee”, morreu jogando o game Stacraft ( um jogo de estratégia espacial onde você comanda naves e esquadrões pelo espaço) num cybercafé na cidade de Taegu, de acordo com autoridades sul coreanas. O laudo da necrópsia mostrou que Lee morreu vítima de falência cardíaca devido à exaustão. Lee jogou praticamente 50 horas sem parar. Ele foi encontrado caído em frente ao aparelho, com o jogo ainda rolando. Lee era um jogador profissional . Eles podem faturar até 100.000 dólares no ano só jogando e passam cerca de 15 horas ao dia na frente da máquina. Ao menos era a informação da época.
Fonte: BBC News, 10 agosto de 2005.
E vocês? O que acham?