Fórum Project Yume / Yume Anime News
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Project Yume / Yume Anime News

Fórum da Associação Cultural Project Yume e do Site Notícias Yume Anime News
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...)

Ir para baixo 
+3
miashi
Rounin
Kensuke
7 participantes
AutorMensagem
Kensuke
Kouhai Avançado
Kouhai Avançado
Kensuke


Masculino Libra Mensagens : 90
Data de inscrição : 19/03/2010
Idade : 38

Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) Empty
MensagemAssunto: Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...)   Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) EmptyQua Jan 19, 2011 4:03 pm

Inspirado pela assinatura da Miashi, resolvi abrir um tópico pra falar de vexilologia e heráldica. Vexilologia é o estudo das bandeiras, e a heráldica lida com cotas de armas (brasões). Sempre gostei muito de estudar a simbologia envolvida nesses assuntos (mas sem todo o sentimento nacionalista que geralmente os interessados tem). No caso da heráldica, nunca tive tanto interesse por brasões de pessoas, gosto mais de armas de países e outras entidades. (Obs: não cito brasões de família porque isso não existe, cotas de armas são dados a pessoas, não a famílias.)

Pra começar, pergunto pra Miashi: por que a cota de armas do império austríaco na assinatura?

E pra ajudar, um pouco sobre a bandeira da Áustria:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A bandeira da Áustria é a segunda bandeira mais antiga ainda em uso, usada desde 1230 (só perde para a da Dinamarca, usada desde 1219). Há uma lenda sobre suas origens: em 1191, o duque da Áustria, Leopoldo V, participou da batalha de Acre na Terceira Cruzada, e liderou os cruzados para a vitória final. Diz a lenda que a túnica de Leopoldo estava vermelha por causa do sangue inimigo. Depois da batalha, quando ele retirou seu cinturão, o pano por trás estava intocado pelo sangue, deixando uma faixa branca. O sacro imperador romano-germânico Henrique VI autorizou que Leopoldo usasse essa combinação como símbolo pessoal. Em 1230, seu neto Frederico II transformou símbolo em bandeira da Áustria. O quanto dessa lenda é verdade eu não sei.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Essa é a bandeira para uso do governo e militar (em muitos países há bandeiras diferentes para usos diferentes, mais sobre isso no futuro). É a mesma da anterior, mas com a cota de armas do país no centro.
Ir para o topo Ir para baixo
Rounin
Moderador
Moderador
Rounin


Masculino Touro Mensagens : 1029
Data de inscrição : 10/03/2010
Idade : 36
Localização : Camuflado em DOIS conventoS de Kaze-city!!!

Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) Empty
MensagemAssunto: Re: Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...)   Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) EmptyQui Jan 20, 2011 7:19 am

Q legal!
Sempre via estes brasões e bandeiras, ficava meio intrigado, mas nunca corria atras...

Mto bom, Kensuke! Espero mais conhecimentos..^^v
Ir para o topo Ir para baixo
miashi
Yume Masterfucker
Yume Masterfucker
miashi


Feminino Mensagens : 743
Data de inscrição : 17/03/2009
Localização : Pgland

Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) Empty
MensagemAssunto: Re: Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...)   Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) EmptyQui Jan 20, 2011 7:35 am

Uaaaaaaaaa q massa Ken-kun!!! Tópico legal!!!
Kensuke escreveu:
...
Pra começar, pergunto pra Miashi: por que a cota de armas do império austríaco na assinatura?
...
^^ é por causa da descendência, pois eu sou descendente da Austria (neta), e um samurai deve honrar suas origens ^__^
Além do mais que esse brasão é muito fodah!!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://caravanapy.blogspot.com/
Halek Born
Yume Masterfucker
Yume Masterfucker
Halek Born


Masculino Peixes Mensagens : 583
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 32
Localização : PG city Oficinas XD

Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) Empty
MensagemAssunto: Re: Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...)   Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) EmptyQui Jan 20, 2011 1:31 pm

Já que vcs tão falando de brasões e descendencias vou colocar um pouco da história do meu sobrenome, o timbre e o brasão de armas de minha familia.

O sobrenome alemão Borm possui várias origens. Primeiramente o nome é de origem toponímica, derivando do nome do local ao qual o portador inicial vivia ou possuia terras. Neste caso o sobrenome Borm deriva do vilarejo chamado Boerm, que está localizado em Schleswig, região nordeste da Alemanha. Desta forma, o nome pode ter sido dado a alguém que residia nesta cidade. O nome Borm ou Bormann é uma variante do sobrenome Bornmann, o qual tem dois elementos, Born aqui significa "poço ou fonte", alguns etimologistas acreditam que "Bor" ou "Borm" seja de origem patronimica, derivando do nome do pai do portador inicial. Neste caso as pesquisas indicam que Borm é um apelido do nome pessoal germânico Burkhard, que por sua vez deriva-se do termo da antiga Alemanha "Burg" que significa castelo e 'Harti" que significa "sólido". O segundo elemento "mann" significa "homem". O sobrenome "Bornmann" e suas variantes podem ser encontrados em documentos do Séc XVI, quando Valentin Bornmann foi mencionado como residente da Saxônia, no ano de 1520.
The Historical Research Center

Timbre: Um Escudo entre duas plumas.
Spoiler:
Brasão de armas: Vermelho, um leão rampante em prata.
Spoiler:
Ir para o topo Ir para baixo
Haoh
Moderador
Moderador
Haoh


Masculino Touro Mensagens : 696
Data de inscrição : 23/03/2010
Idade : 32
Localização : Somewhere in Centro de PG

Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) Empty
MensagemAssunto: Re: Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...)   Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) EmptyQui Jan 20, 2011 2:17 pm

Bom, também quero participar xD
Agora ta corridinho então depois encontro as histórias, poe momento deixarei apenas a cota de armas dos Alvarez e dos Gonzales (XDDDDDD)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Kensuke
Kouhai Avançado
Kouhai Avançado
Kensuke


Masculino Libra Mensagens : 90
Data de inscrição : 19/03/2010
Idade : 38

Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) Empty
MensagemAssunto: Re: Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...)   Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) EmptyQui Jan 20, 2011 6:08 pm

Então... Sobre isso de brasões de família, é complicado. É muito difícil saber esse tipo de coisa sem uma pesquisa genealógica extensa (que é trabalhosa, demorada e cara). Não confiem nesses brasões que se acham na internet. Por vários motivos:

1) Cotas de armas não são reguladas em quase lugar nenhum. Só sei do Reino Unido (tinha que ser XD) que ainda regula com cuidado esse tipo de coisa. E lá é como eu disse no 1º post, não existe cota de armas de família, só de indivíduos, geralmente associadas a um título ou posição. Então não há nenhum tipo de oficialidade nesses brasões de família. Em tempos antigos, até existia lugares que tinham brasões de famílias, mas esse tipo de coisa era muito pouco regulamentada. originalmente, cotas de armas eram dadas por alguma autoridade (rei, imperador, papa, etc.) para alguém, e eram restritas à nobreza. Com o tempo, membros da Igreja também começaram a adotar, para representá-los. Depois, cidades também começaram a criar símbolos heráldicos, até como meio de autenticação de documentos. Com o tempo, todo mundo começou a criar a sua cota de armas, e como não havia regulamentação, só dependia da vontade e imaginação das pessoas. Assim, a maioria desses brasões de família são difíceis de autenticar. Além disso, como a criação é livre, se alguém não gostar, pode fazer outro e dizer que é da família também, por que não? Então o brasão da sua família só é da sua família se a sua família quiser, não porque está escrito e comprovado em algum lugar. Você pode usar à vontade, mas não é propriedade da família nem nada parecido.

2) Sobrenome não é família, em vários sentidos. Primeiro, cada pessoa é uma junção de várias famílias diferentes. Tanto é que tem brasões que na verdade são combinações de vários outros. Por isso sempre me soa estranho falar "o brasão da família", afinal ele supostamente representa apenas uma parte de todos os seus antecedentes. Mas aí também é questão pessoal. Eu acho que tem a ver muito com a questão hereditária, de filhos homens mais velhos, de dinastias, etc. E não gosto disso, parece maio machista, mas como eu disse é questão muito pessoal. O outro sentido de sobrenome não ser família é que absolutamente nada garante que, só porque duas pessoas têm o mesmo sobrenome, elas sejam aparentadas. Muitas famílias tem sobrenomes iguais por várias razões. Por exemplo, topônimos: muitos sobrenomes na verdade só querem dizer que alguém é de algum lugar. Era comum para pessoas que não tinham origens nobres (ou seja, não tinham nomes de família). Um cara chamado Leonardo, por exemplo, nasceu num lugar chamado Vinci, e por isso seu nome era Leonardo da Vinci. E qualquer outra pessoa vinda do mesmo lugar poderia ter o mesmo sobrenome. Outras razões para sobrenomes iguais: mudança de sobrenomes (como o famoso caso dos judeus-novos, que mudavam os sobrenomes para escapar de perseguições), falsificação de registros (tinha bastante na época em que ser parte de uma família nobre era muito importante), coincidências, etc. Enfim, mais uma vez, só dá pra saber com pesquisa genealógica, e como geralmente não há muito registros, mesmo ela costuma não dar em nada.

Enfim, não quero ser estraga-prazeres de ninguém. Se a pessoa quer usar o brasão que ela encontrou como seu, não tem problema nenhum. Mas é importante saber que isso dificilmente tem base histórica. Pra quem quer ter um brasão, eu daria a sugestão de fazer o seu próprio, afinal ele não tem propósito nenhum além de satisfação própria =)

Miashi escreveu:
^^ é por causa da descendência, pois eu sou descendente da Austria (neta), e um samurai deve honrar suas origens ^__^
Além do mais que esse brasão é muito fodah!!!

É, eu lembro que você é descendente, imaginei que fosse algo nesse sentido ^^ Mas por que você pegou esta cota de armas especificamente (do império austríaco)? Tem alguma razão especial ou é só porque achou legal mesmo (que pra mim é razão mais que suficiente XD)?

Eu até ia falar de outras coisas, mas deixa pra depois que isso já tá gigante demais XD Mas aproveitando o tópico, deixo um desafio:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Essa á a cota de armas pessoal do imperador Carlos V do Sacro Império Romano-Germânico (também Carlos I da Espanha). Alguém consegue identificar os lugares/reinos/entidades representados?
Ir para o topo Ir para baixo
Halek Born
Yume Masterfucker
Yume Masterfucker
Halek Born


Masculino Peixes Mensagens : 583
Data de inscrição : 11/09/2010
Idade : 32
Localização : PG city Oficinas XD

Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) Empty
MensagemAssunto: Re: Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...)   Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) EmptyQui Jan 20, 2011 7:51 pm

Essa do sobrenome meu avô mandou pesquisar demorou pacas e realmente é caro eu já tinha pesquisado sobre isso... nem sei se é verdadeiro né mas tem certificado e tudo assinado pelo The Historical Research Center. o legal é q tenho uma arvore genealógica da familia Bornmann mais ou menos até meu quinto avô... tenho q achar ela...

ps1:whatahell q desafio... demorei um poquinho pra achar, acho q a resposta é essa aí...
são um monte então ta aí o link de tudo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

ps2: o blog ta fora
Ir para o topo Ir para baixo
Kensuke
Kouhai Avançado
Kouhai Avançado
Kensuke


Masculino Libra Mensagens : 90
Data de inscrição : 19/03/2010
Idade : 38

Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) Empty
MensagemAssunto: Re: Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...)   Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) EmptySex Jan 21, 2011 4:08 am

Halek Born escreveu:
Essa do sobrenome meu avô mandou pesquisar demorou pacas e realmente é caro eu já tinha pesquisado sobre isso... nem sei se é verdadeiro né mas tem certificado e tudo assinado pelo The Historical Research Center. o legal é q tenho uma arvore genealógica da familia Bornmann mais ou menos até meu quinto avô... tenho q achar ela...

Opa, aí a coisa fica mais confiável ^^ Pior que, no caso do brasão, a não ser que eles apresentem provas, nem assim dá pra ter certeza. Mas aí só vendo a pesquisa toda mesmo. Só lembre-se que, de qualquer jeito, o único valor desses símbolos é pessoal (no sentido que só tem o valor que você quiser dar para você) e não há nenhum reconhecimento oficial.

Halek Born escreveu:
ps1:whatahell q desafio... demorei um poquinho pra achar, acho q a resposta é essa aí...
são um monte então ta aí o link de tudo

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Hahaha, eu pensei que ia demorar mais pra irem direto pra wiki, mas é isso mesmo. A ideia era ver se as pessoas conheciam os símbolos. Mas eu nem me toquei em falar isso, então ganhou os pontos pela esperteza XD

Halek Born escreveu:
ps2: o blog ta fora

O meu? Tá funcionando aqui o.o

Agora pra falar de outra coisa. Lembram quando eu disse que alguns países têm mais de uma bandeira? Os vexilologistas (estudiosos de bandeiras) costumam dividir em seis os usos de uma bandeira nacional. Essa divisão é representada na seguinte figura:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Cada ponto representa um tipo de uso. A primeira linha representa uso em terra, e a segunda, os usos em mar. A primeira coluna representa uso civil, a segunda, uso estatal e a terceira, uso militar. Ou seja, um total de seis usos diferentes, combinando os dois critérios. Usando como exemplo a bandeira da Áustria no 1º post: a bandeira sem a cota de armas é para uso civil, então seria representada com este símbolo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Já a bandeira com cota de armas é usada pelo governo e pelos militares, então seria representada com este símbolo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Outros símbolos também usados para representar características de bandeiras podem ser encontrados neste artigo da Wikipedia. Eles são usados pela FIAV (Fédération internationale des associations vexillologiques, em português Federação internacional de associações vexilológicas), a maior organização dedicada ao estudo de bandeiras no mundo. Claro que é uma divisão de conveniência. Cada lei de cada país diz como deve ser usada cada bandeira. A bandeira do Brasil, por exemplo, serve para todos os seis usos.
Ir para o topo Ir para baixo
miashi
Yume Masterfucker
Yume Masterfucker
miashi


Feminino Mensagens : 743
Data de inscrição : 17/03/2009
Localização : Pgland

Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) Empty
MensagemAssunto: Re: Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...)   Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) EmptySáb Jan 29, 2011 10:18 pm

Kensuke escreveu:
...
É, eu lembro que você é descendente, imaginei que fosse algo nesse sentido ^^ Mas por que você pegou esta cota de armas especificamente (do império austríaco)? Tem alguma razão especial ou é só porque achou legal mesmo (que pra mim é razão mais que suficiente XD)?...
É por que achei massa ^__^

Nossa, esse lance de família é interessante, queria um dia fazer uma arvore genealógica das famílias de minha origem, o ruim é q as mulheres não passavam seu sobrenome antigamente aos herdeiros, exemplo da minha avó materna ser Iurassec (sobrenome fodad, o Iurassec escreveria-se Jurassec ou Juraski escreveria-se Iurassec, coincidencias a parte XD~~) e minha avó paterna era Nordi (tb muito interessante), ai o q foi passado pro meu pai foi o Pedro(sobrenome Portugues, vindo de meu avô), para minha mãe foi o Lopes Galvão(vindo de meu outro avô) ai pra mim bastou o Pedro, muito caótica essa mistura de familias. O interessante de minha avó Iurassec, ela permanbeceu com seu sobrenome, não utilizou o de meu avô, algo bem estranho para aquela época(estou falando de 1920 aproximadamente).

Nossa uma vez um cara me pediu pra desenhar o brasão da família do sogro dele, para presenteá-lo, mas era pra inventar XD e como eu não tinha ideia do q fazer nem fiz, e fui embora de lá sem entregar esse desenho xD realmente qq pessoa pode desenhar um brasão o.o
o tópico continua interessante ^^

Ir para o topo Ir para baixo
http://caravanapy.blogspot.com/
Kensuke
Kouhai Avançado
Kouhai Avançado
Kensuke


Masculino Libra Mensagens : 90
Data de inscrição : 19/03/2010
Idade : 38

Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) Empty
MensagemAssunto: Re: Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...)   Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) EmptySeg Jan 31, 2011 3:05 am

Bom, esse é um post diferente. Em vez de falar de uma bandeira, vou propor uma! Na verdade, está tudo neste post aqui do meu blog (propaganda descarada). Vou copiar aqui, mas lá no blog tem uma enquete e links, se quiserem votar e comentar é sempre legal ^^. Vamo lá:

post no blog:
Ir para o topo Ir para baixo
Juraski Keitarô-Senpai
Yumer Épico
Yumer Épico
Juraski Keitarô-Senpai


Masculino Leão Mensagens : 2097
Data de inscrição : 09/12/2008
Idade : 41
Localização : ALASKA DO SUL -PR

Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) Empty
MensagemAssunto: Re: Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...)   Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) EmptySeg Jan 31, 2011 10:50 am

Minha proposta de bandeira pra SP :zOi:

Spoiler:

depois explico.. =x
Ir para o topo Ir para baixo
https://projectyume.forumeiros.com
miashi
Yume Masterfucker
Yume Masterfucker
miashi


Feminino Mensagens : 743
Data de inscrição : 17/03/2009
Localização : Pgland

Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) Empty
MensagemAssunto: Re: Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...)   Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) EmptySeg Jan 31, 2011 12:56 pm

Que post massa Ken-kun!! Realmente a bandeira atual não tem nada haver é muito feia e antiquada... Eu achei a 3ª opção mais interessante. Votei lá no teu blog ^^

Qto a bandeira do Juraski, num entendi O.o so os tucanos lá dominando e protegendo um estranho mapa, o restante não compreendi mesmo
Ir para o topo Ir para baixo
http://caravanapy.blogspot.com/
Kensuke
Kouhai Avançado
Kouhai Avançado
Kensuke


Masculino Libra Mensagens : 90
Data de inscrição : 19/03/2010
Idade : 38

Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) Empty
MensagemAssunto: Re: Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...)   Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) EmptySeg Jan 31, 2011 1:25 pm

Juraski-Senpai escreveu:
Minha proposta de bandeira pra SP :zOi:

Spoiler:

depois explico.. =x

E precisa?

hum... Será que o Jiraiya ia trollar esse post? Alguma dúvida?? XD
Ir para o topo Ir para baixo
DPhoenix
Kouhai Avançado
Kouhai Avançado
DPhoenix


Masculino Mensagens : 90
Data de inscrição : 16/03/2010

Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) Empty
MensagemAssunto: Re: Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...)   Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) EmptySeg Jan 31, 2011 1:28 pm

miashi escreveu:
Que post massa Ken-kun!! Realmente a bandeira atual não tem nada haver é muito feia e antiquada... Eu achei a 3ª opção mais interessante. Votei lá no teu blog ^^

Qto a bandeira do Juraski, num entendi O.o so os tucanos lá dominando e protegendo um estranho mapa, o restante não compreendi mesmo

Só pra constar, o mapa estranho é o nordeste. Bem sugestiva essa bandeira.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) Empty
MensagemAssunto: Re: Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...)   Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Vexilologia e heráldica (bandeiras, emblemas, cotas de armas...)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Fotos atualizadas.... Novos moldes e armas em contrução

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Project Yume / Yume Anime News :: Fórum Project Yume / Yume Anime News :: Off-Topic-
Ir para: