Fórum Project Yume / Yume Anime News
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Project Yume / Yume Anime News

Fórum da Associação Cultural Project Yume e do Site Notícias Yume Anime News
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Brasil acompanhando colisões do LHC

Ir para baixo 
+3
Rick Lee
It's me, Mike!
Kyon
7 participantes
AutorMensagem
Kyon
Yumer Avançado
Yumer Avançado
Kyon


Masculino Aquário Mensagens : 352
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 31
Localização : Botucatu

Brasil acompanhando colisões do LHC Empty
MensagemAssunto: Brasil acompanhando colisões do LHC   Brasil acompanhando colisões do LHC EmptyTer Mar 30, 2010 11:06 pm

O choque violento de milhões de prótons que está ocorrendo no acelerador gigante de partículas LHC, na Europa, está sendo vigiado cuidadosamente por duas salas de controle no Brasil, instaladas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Os cientistas nacionais integram um grupo de 35 laboratórios que acompanha os experimentos do detector CMS – um dos quatro instalados dentro do acelerador. A máquina mede as propriedades dos estilhaços de prótons que se espalham após as colisões. Com eles, pesquisadores pretendem comprovar na prática as mais avançadas leis da física.

O G1 visitou nesta segunda-feira a sala de controle instalada nos laboratórios da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na capital do estado, onde os físicos comemoravam o sucesso da primeira colisão de prótons realizada pelo LHC, registrada em oito monitores que mostram detalhes da experiência. A outra sala de controle fica nos laboratórios da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Entre as grandes perguntas que o LHC – considerada a maior experiência científica da história – deverá responder está a comprovação real de uma micropartícula chamada de bóson de Higgs, que explicaria o porquê da existência da massa das matérias.

Participação brasileira

O professor Sérgio Novaes, professor do Instituto de Física Teórica da Unesp, conta que essa partícula não irá aparecer de repente, mostrada em um dos monitores do seu laboratório. “Depois das colisões, os dados são enviados e analisados pelas instituições participantes”, explica.

É aí que entra a contribuição da Unesp para o experimento. A universidade tem uma rede de computadores que irá processar parte da massa de dados gerada durante as centenas de milhares de colisões de prótons que começaram a ocorrer a cada segundo dentro do LHC.

De acordo com Novaes, nos próximos 18 meses a máquina instalada no subsolo europeu deverá gerar um exabyte de informação. Esse número corresponde a um trilhão de gigabytes. Para armazenar tanta informação seriam necessários cerca de cinco milhões de computadores domésticos.

“Eventos que mostram o bóson de Higgs são muito raros, por isso é necessário gerar muitos dados, repetir muitas vezes o experimento para ter segurança do que está ocorrendo”, esclarece o físico Sérgio Lietti, do Núcleo de Computação Científica da Unesp.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Imagem gerada pelo detector CMS mostra partículas se espalhando após colisão de prótons. Para conseguir estilhaçá-los, o LHC acelera feixes de prótons no vácuo a uma velocidade próxima à da luz. Como 'pista de corrida' usa-se um túnel subterrâneo de 27 km de diâmetro onde a temperatura é de -271°C

Fonte

___________________________________________________________________________________________________________________________________

Eu fico entusiasmado com esse tipo de coisa, parece que quanto mais conhecimento tem no mundo, mais se abrem janelas pra conseguir mais.

Melhor ainda que não foi dessa vez que o mundo acabou num buraco negro, como tavam falando por aí ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Brasil acompanhando colisões do LHC Empty
MensagemAssunto: Re: Brasil acompanhando colisões do LHC   Brasil acompanhando colisões do LHC EmptyQui Abr 01, 2010 1:03 am

Alguem ta ligado q estam tentando criar a equação da anti-matéria?
Ir para o topo Ir para baixo
It's me, Mike!
Yumer
Yumer
It's me, Mike!


Feminino Sagitário Mensagens : 129
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 34
Localização : SAMPA, MEU!

Brasil acompanhando colisões do LHC Empty
MensagemAssunto: Re: Brasil acompanhando colisões do LHC   Brasil acompanhando colisões do LHC EmptySáb Abr 03, 2010 11:12 am

Hahaha, tbm ninguém sabe que a Unicamp tem um acelerador também, só que em uma escala beeeem menor, e só surta por causa do CERN.

Eu confio nos físicos, surtar sobre esse negócio de anti-matéria é muito Dan Brown, então relaxa na bolacha povo \o.

Ademais, que orgulho, a Unesp que tá cuidando disso Y-Y #unespfeelings.
Ir para o topo Ir para baixo
Rick Lee
Yume Masterfucker
Yume Masterfucker
Rick Lee


Masculino Escorpião Mensagens : 781
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 30
Localização : Ponta Grossa o

Brasil acompanhando colisões do LHC Empty
MensagemAssunto: Re: Brasil acompanhando colisões do LHC   Brasil acompanhando colisões do LHC EmptySáb Abr 03, 2010 11:58 am

It's me, Mike! escreveu:
Hahaha, tbm ninguém sabe que a Unicamp tem um acelerador também, só que em uma escala beeeem menor, e só surta por causa do CERN.

Eu confio nos físicos, surtar sobre esse negócio de anti-matéria é muito Dan Brown, então relaxa na bolacha povo \o.

Ademais, que orgulho, a Unesp que tá cuidando disso Y-Y #unespfeelings.

Eh anti materia existe mais num eh bem dakele geito \o
MAis ela aind pode acaba com o mundo hihi
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.yumeanimenews.com
Juraski Keitarô-Senpai
Yumer Épico
Yumer Épico
Juraski Keitarô-Senpai


Masculino Leão Mensagens : 2097
Data de inscrição : 09/12/2008
Idade : 41
Localização : ALASKA DO SUL -PR

Brasil acompanhando colisões do LHC Empty
MensagemAssunto: Re: Brasil acompanhando colisões do LHC   Brasil acompanhando colisões do LHC EmptySáb Abr 03, 2010 12:52 pm

o Brasil ta investindo pesado também nisso dai, pelo que li são alguns bons milhões hein.
Ir para o topo Ir para baixo
https://projectyume.forumeiros.com
jibaku
Yumer
Yumer
jibaku


Masculino Aquário Mensagens : 237
Data de inscrição : 23/03/2010
Idade : 43
Localização : torre pontiaguda, são paulo

Brasil acompanhando colisões do LHC Empty
MensagemAssunto: Re: Brasil acompanhando colisões do LHC   Brasil acompanhando colisões do LHC EmptySáb Abr 03, 2010 1:59 pm

rsrs se a anti materia entrar em contato com a materia, adios amigo buahahahaha!
Ir para o topo Ir para baixo
Soujirou
Yumer
Yumer
Soujirou


Masculino Mensagens : 143
Data de inscrição : 10/03/2010

Brasil acompanhando colisões do LHC Empty
MensagemAssunto: Re: Brasil acompanhando colisões do LHC   Brasil acompanhando colisões do LHC EmptySex Abr 09, 2010 7:34 pm

Segue um vídeo demonstrativo de como funciona o LHC:

Ir para o topo Ir para baixo
Darkness
Moderador
Moderador
Darkness


Masculino Leão Mensagens : 453
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 36
Localização : Um local qualquer do RS

Brasil acompanhando colisões do LHC Empty
MensagemAssunto: Re: Brasil acompanhando colisões do LHC   Brasil acompanhando colisões do LHC EmptySex Abr 09, 2010 8:14 pm

Hehehehe, eu realmente acho muito massa esses negocios de física. Acho interessante toda essa parte de desmembramento de atomos, com coisas bizarras saindo pelas laterais.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.darknessproject.blogspot.com
It's me, Mike!
Yumer
Yumer
It's me, Mike!


Feminino Sagitário Mensagens : 129
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 34
Localização : SAMPA, MEU!

Brasil acompanhando colisões do LHC Empty
MensagemAssunto: Re: Brasil acompanhando colisões do LHC   Brasil acompanhando colisões do LHC EmptySáb Abr 10, 2010 2:11 pm

Ainda prefiro o RAP do LHC, é older than internets mas sempre bom \o